Para entendermos melhor o porquê de ensinarmos português aos nossos filhos, primeiro devemos saber o que é o Português como língua de Herança.
"Escrevi essas palavras à guisa de uma explicação a posteriori para uma cena da minha vida, acontecida há muitos anos, que vi de novo com meu segundo olho há poucos minutos. Também ouvi com meu segundo ouvido porque nela havia música. Veio-me o frescor original. Não havia tempo algum entre o seu acontecer no passado e o seu acontecimento, há pouco. As mesmas emoções. Não, corrijo-me. A sua beleza estava mais bela ainda, perfumada pela saudade." (ALVES, R, 2005)
Língua de herança é aquela que herdamos, que passa de pai para filho. Essa também é a forma como vivenciamos nossa cultura e criamos a nossa identidade! Aliás, língua e identidade estão intrinsecamente ligadas à nossa cultura de origem. Quando nos comunicamos em casa, em português com nossos filhos, além da comunicação sobre as necessidades do dia a dia, falamos sobre nossas preferências, gostos musicais, comida, lembranças de nossas famílias e amigos distantes. Nos comunicamos com nossos familiares, compartilhamos sobre os lugares que nós ou nossos antepassados viveram, seus sons, texturas e cores. Desta forma, compartilhamos cultura, história e muitas memórias afetivas com nossos filhos.
Quais são as vantagens de falar e ensinar o Português como Língua de Herança?
Desenvolvimento Cerebral:
Estudos comprovam (e vou deixar alguns deles aqui na descrição do vídeo) que quando a criança lida com outras línguas, fortalece o cérebro com mais atividades mentais que colaboram para o seu desenvolvimento linguístico e para suas funções executivas. Essas funções regulam nossos pensamentos, ações e emoções, nos capacitando para lidar com planejamentos, metas de vida, problemas, sentimentos, autoavaliação e condução de nossos comportamentos.
Desenvolvimento Socioafetivo:
A capacidade da criança se comunicar com seus familiares e amigos, estabelecer vínculos por meio da língua, é uma aliada ao amadurecimento da inteligência emocional, tão importante para o desenvolvimento humano. Isso estimula o sucesso nas relações interpessoais, a consciência social, motivação, valorização e respeito pelas diferenças culturais e de pensamento. Está interligado também com a compreensão do mundo e a sensação de pertencimento e identidade.
Compreensão de Mundo:
É a capacidade de entender que, apesar de sermos indivíduos singulares, também fazemos parte de um coletivo onde carregamos valores e sentimentos em comum. No caso do Português como língua de Herança, carregamos a língua, a cultura, experiências e tudo o que podemos aprender por meio dela. Toda essa bagagem colabora com a formação da identidade. A criança agrega significado e valor ao fato de pertencer a uma cultura rica e especial. Ela articula uma língua de herança onde se sente ativa para vivenciar, interferir, transformar e dar condução à sua própria história.
Quem faz parte desta jornada?
Em primeiro lugar vem o desejo da família em manter o português como língua de herança. Se isto não partir da família, dificilmente a criança terá uma influência externa para esse resgate, ou seja, os estímulos e a motivação necessária para aprender e se interessar pelo português. Em segundo lugar, buscar apoio na comunidade, com possibilidades de atividades específicas para as faixas etárias que não apenas enalteçam a língua, mas também ofereçam vivências e referências históricas, musicais, artísticas e de movimento que remetam à cultura do país de origem por meio da língua portuguesa.
Não são apenas Brasil e Portugal falam Português. É a quinta língua mais falada no mundo e faz parte das línguas oficiais de organizações como a União Europeia, o Mercosul, a União das Nações Sul-Americanas e a União Africana. Vejam o poder que a nossa língua Portuguesa possui!
Muito mais do que uma língua materna, a língua de herança carrega memórias, sentimentos e comunicação com familiares e amigos distantes. Ela é um grande patrimônio cultural e linguístico, além de proporcionar sensação de pertencimento e identidade que são construídos ao longo do tempo, de acordo com os interesses e interações de cada família, bem como as intervenções de educadores e apoios da comunidade local.
Portanto, se você, mamãe, papai ou família, pretende desenvolver essas habilidades em seus filhos, fale português com eles! Cante canções folclóricas ou aquelas que marcaram sua infância. Compartilhe suas memórias afetivas! Compartilhe as lembranças de suas origens e permita que seus filhos também se identifiquem com as histórias e experiências que os trouxeram até aqui. Traga suas heranças e deixe um grande legado!
Agora, se você busca um trabalho efetivo de ensino e manutenção do português para fortalecer a comunicação, expressividade e interesse de seus filhos pelo português enquanto vivem em Singapura, seja bem-vindo ao "Roda Ciranda"!
O patrimônio cultural e linguístico tem um valor imensurável e se multiplica a cada vez que sua herança é compartilhada!
Comments